Proposta Pedagógica

“Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor em uma brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com cobrança e força a serviço do mundo”
(FEWB, 2016, em busca de uma sociedade mais harmônica, pois mesmo que diante de turbulências e dificuldades terá persistência e acreditará que isso é possível).



Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da Escola Encontro se apoia na importância do brincar na vida de uma criança, considerando tanto as brincadeiras livres quanto as dirigidas com objetivos mais educacionais. O brincar possibilita a experimentação; o compartilhar ações e descobertas; o buscar respostas para as curiosidades e interesses; as conquistas, o desenvolvimento e as superações motoras, emocionais e relacionais; as percepções e interações com o meio físico; o desenvolvimento dos sentidos e dos sentimentos; o conhecimento de si e do outro; a percepção dos limites e das potencialidades; a descoberta das artes, da ética e da estética além, logicamente, do grande prazer que é brincar.

Portanto, ao brincar e compartilhar seus brinquedos, brincadeiras, experiências e sentimentos, a criança naturalmente ensina e aprende. Desenvolve a comunicação e a socialização; a atenção e a concentração; a coordenação motora global e fina; estabelece relações matemáticas, espaciais e temporais; desenvolve percepções e cuidados corporais; promove experimentações e apreende as transformações decorrentes; enriquece o vocabulário, a imaginação, a criatividade, a autonomia e a prontidão para o letramento. Assim, de forma lúdica, tranquila e divertida, a criança desenvolve o seu potencial e atende às propostas pedagógicas da educação infantil, vivenciando a sua infância com alegria, simplicidade e espontaneidade.

O professor, como a ponte entre a criança e o mundo que a rodeia, confirmará com o seu olhar, a sua atuação, o seu afeto, o seu apoio e a sua credibilidade na potência e na importância do brincar, a legitimidade do fundamental direito de brincar e ser feliz.





Venha conhecer nossa Escola

Entre em contato conosco. Ficaremos felizes em ajudar!